sábado, 17 de abril de 2010

Consumidor Responsável

Você sabia que a quantidade de aparelhos celulares alcançou 4 milhões ao redor do mundo em 2009?

Tem idéía da quantidade de lixo isto gera ao longo dos anos?
Estimativas indicam que, atualmente, existam cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico no planeta, Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)", demonstram um crescimento acentuado do consumo de computadores, passando de 6,7 milhões em 2002 para 15 milhões de em 2007.


No Brasil, são 154,6 milhões de aparelhos celulares, de acordo com levantamento feito pela Anatel em abril e um computador para cada três pessoas, segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas. Dois projetos de lei estão parados, esperando para serem votados, desde 2007, são eles:
  • PL 4438/1998, do então deputado Paulo Paim (PT/RS);

  • PL 2061/2207 do deputado Carlos Bezerra (PMDB/MT).

Algumas soluções como as lâmpadas tipo OLED (Diodos Orgânicos de Emissão de Luz, na sigla em inglês) visam reduzir o consumo de energia dos aparelhos eletrônicos. Mas com as previsões da Agência Internacional de Energia (relatório “Engenhocas e Gigawatts”) que o consumo de energia derivado do uso dos aparelhos eletroeletrônicos deve crescer 250% até 2030 e com a ausência de uma legislação nacional que regulamente o descarte dos produtos obsoletos.

FONTE: www.carbonobrasil.com/#desenvolvimento_sustentavel/consumidor_responsavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário