sexta-feira, 18 de junho de 2010

Governo Britânico quer trocar lixo por vale-compras

Recicle seu lixo e ganhe um vale-compras. Essa poderá ser uma das táticas adotadas pelo governo britânico para mobilizar a população local a descartar corretamente o lixo, reduzindo, assim, o envio de materiais recicláveis para aterros sanitários. A ação já foi adotada em um projeto piloto em duas províncias inglesas, o que ajudou a aumentar em 35% as taxas de reciclagem de resíduos nesses locais.

Segundo o jornal Daily Mail, a secretária do Meio Ambiente, Caroline Spelman, divulgou no início da semana um relatório sobre as estratégias da política de resíduos sólidos do país. O excesso de embalagens que acompanham produtos alimentícios e brinquedos apareceu como um dos principais vilões dos aterros. "Precisamos de uma nova abordagem para resíduos que trabalhe para a nova economia", disse Spelman, ao criticar o descarte desses materiais no lixo comum.

Ela também cobrou maior consciência dos consumidores e defendeu a implantação do projeto que prevê a oferta de vale compras em troca de lixo. Ainda segundo o jornal britânico, Spelman disse que os resíduos biodegradáveis, como restos de comida, poderiam ser transformados em energia e que o governo pretendia aumentar a capacidade do país para a digestão anaeróbia - um processo químico que produz energia renovável.

A política de resíduos sólidos da Grã-Bretanha deverá passar por uma revisão, que vai estudar novas formas de lidar com os resíduos comerciais para reduzir a quantidade de lixo criado na produção e varejo. Também serão analisadas as construções de mais instalações para o processamento de lixo reciclável no Reino Unido - em vez de enviá-la ao estrangeiro - que prevê a rotulagem específica e clara do que pode ser reciclado.

Fone: Vanessa Barbosa - Exame.com
16/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário