sexta-feira, 17 de setembro de 2010

AMBIENTE AMPLIA PROGRAMA DE RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA PARA EMPRESAS VIZINHAS

Quatro órgãos e instituições federais instalados próximos ao edifício-sede da Secretaria do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na Zona Portuária, Centro do Rio, aderiram, nesta terça-feira (14/9), ao Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove), de coleta de óleo de cozinha usado.

A ideia da parceria é estimular o descarte adequado do produto, entre os funcionários e nos restaurantes instalados dentro das empresas, bem como bares e restaurantes, comércio e demais instituições públicas das imediações.

A Secretária de Estado do Ambiente Marilene Ramos lembrou que a região portuária passa por um processo de revitalização e, portanto é importante que a secretaria consiga estabelecer entre as entidades representadas o compromisso com práticas ambientais corretas e sustentáveis.

O Prove já alcança mais de 300 mil litros de óleo coletado no estado e auxilia mais de 30 cooperativas a se estruturarem para fazer o trabalho de forma sustentável – comemora a Secretária do Ambiente.

Nessa etapa, participaram da iniciativa representantes de departamentos de Ambiente e Recursos Humanos do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), do Ministério da Agricultura, da Receita Federal e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que receberam da Copama (cooperativa responsável pela coleta periódica do material) os recipientes coletores e os certificados de apoiadores do programa. Posteriormente, o Prove vai firmar parcerias com outros órgãos, como o Hospital dos Servidores e o Tribunal de Justiça Federal, para estender a iniciativa ambiental.

As bombonas distribuídas hoje ficarão posicionadas nas empresas em locais determinados pelos respectivos parceiros, preferencialmente de fácil acesso dos funcionários. Para o descarte, o óleo deve ser acondicionado em garrafas PET, que devem ser depositadas no recipiente coletor. O transbordo será feito pelas cooperativas integrantes do programa - nesta região da cidade - a Copama -, responsáveis por recolher o produto e transportar até os locais de reaproveitamento.

Fonte: http://www.inea.rj.gov.br/noticias/noticia_dinamica1.asp?id_noticia=977
em 14/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário